Como funciona?

Como toda rede social, o Skoob exige que se crie um perfil. Vá em www.skoob.com.br e clique em "cadastre-se". Só é preciso colocar nome, apelido, sexo, estado, e-mail e senha. Caso queira deixar uma foto, selecione depois "editar cadastro".

No campo de buscas, pode-se pesquisar pelo nome do livro ou por algum usuário. Infelizmente não há (ainda) uma ferramenta de busca por autor, então o jeito é saber o título da obra mesmo. Ao encontrar o livro, a página exibe sua capa, dados técnicos e uma pequena sinopse dele. Também aparece na tela quem o leu, quem o está lendo e quem deseja lê-lo. Abaixo, usuários deixam suas resenhas.

Para tê-lo em sua lista, selecione "adicionar a minha estante". Aqui você irá escolher se já o leu, se está fazendo isso nesse exato momento ou se pretende dar uma chance para ele depois. Para avaliá-lo, a medição são as tradicionais estrelas. Uma significa "não gostei", duas "regular", três "bom" e assim vai… Algo bem legal é que dá para adicionar tags à obra, como "romance", "chorei" ou "aventura".

Caso queira resenhá-lo, pense em um título e escreva um texto. Outro destaque interessante é que as pessoas que estiverem lendo o livro podem fazer um histórico da leitura. Dá para deixar suas impressões até a página "x" que você estiver, por exemplo. O site, então, exibe um gráfico de sua leitura, mostrando a porcentagem do livro lido.

Se encontrar uma informação errada, pode-se editá-la, mudando o número ISBN (sistema de identificação internacional para livros), nome do autor, número de páginas, edição e ano.

O que você está lendo?

Adicionar amigos ao seu perfil também é simples. Pode-se apenas seguir tal pessoa ou realmente tê-la em sua lista de amizades. Na seção "recados" dá para mandar mensagens para outros contatos. Cada perfil exibe quantos livros o usuário leu, está lendo ou deseja ler. Em sua home, sempre irão aparecer as últimas obras lidas pelos seus amigos.

A home do Skoob exibe as últimas pessoas logadas, os últimos livros postados e aqueles mais populares – a série Harry Potter ocupa as primeiras posições, com autoridade. Encontrar best sellers nessa biblioteca virtual é bem fácil, assim como achar obras recém-lançadas. Garimpar autores mais desconhecidos do grande público ainda é um problema, mas todo dia se consegue encontrar uma boa novidade (lembrando que cabe ao próprio usuário a inserção de novos livros no sistema). A boa quantidade de quadrinhos surpreendeu.

About these ads